Gestão dos Resíduos Sólidos
Uma das competências gerais da Base Nacional Comum
Curricular considera no item dois o seguinte tópico: “Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das
ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação
e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular
e resolver problemas e inventar soluções com base nos conhecimentos das
diferentes áreas” (p.18). Dentro deste mesmo pressuposto as Diretrizes
Curriculares Nacionais faz menção ao VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental
postulando que “Educação Ambiental
envolve o entendimento de uma educação cidadã, responsável, crítica,
participativa, em que cada sujeito aprende com conhecimentos científicos e com
o reconhecimento dos saberes tradicionais, possibilitando a tomada de decisões
transformadoras, a partir do meio ambiente natural ou construído no qual as
pessoas se integram. A Educação Ambiental avança na construção de uma cidadania
responsável voltada para culturas de sustentabilidade socioambiental. ” (p. 535).
Para que esta postura seja uma realidade em sala de aula
propõem-se ainda:
I. abordagem curricular que enfatize a
natureza como fonte de vida e relacione a dimensão ambiental à justiça social,
aos direitos humanos, à saúde, ao trabalho, ao consumo, à pluralidade étnica,
racial, de gênero, e ao enfrentamento do racismo e de todas as formas de
discriminação e injustiça social;
II. abordagem curricular integrada e
transversal, inter, multi e transdisciplinar, contínua e permanente em todas as
áreas de conhecimento, componentes curriculares e atividades escolares e
acadêmicas;
III. aprofundamento do pensamento
crítico-reflexivo mediante estudos científicos, socioeconômicos, políticos e
históricos a partir da dimensão socioambiental, valorizando a participação, a
cooperação, o senso de justiça e a responsabilidade da comunidade educacional;
IV. incentivo à pesquisa e à apropriação de
instrumentos pedagógicos e metodológicos que aprimorem a prática discente e
docente e a cidadania ambiental;
V. estímulo à constituição de instituições
de ensino como espaços educadores sustentáveis, integrando proposta curricular,
gestão democrática, edificações, tornando-as referências de sustentabilidade
socioambiental. (p. 550).
Portanto neste contexto precisamos, segundo o Parâmetro Curricular
Nacional (p. 193), pensar a Educação Ambiental como parte do conteúdo integrado
as áreas, numa relação de transversalidade impregnando a prática pedagógica
criando uma visão global em relação ao meio ambiente visualizando os aspectos
físicos e histórico-sociais do micro às macro relações. Esclarece ainda que o
conceito de interdisciplinaridade “fica
mais claro quando se considera o fato trivial de que todo conhecimento mantém
um diálogo permanente com outros conhecimentos... está envolvida quando os
sujeitos que conhecem, ensinam e aprendem sentem necessidade de procedimentos
que, numa única visão disciplinar, podem parecer heterodoxos, mas fazem sentido
quando chamados a dar conta de temas complexos”. (p. 75).
Diante do exposto, nos apresente um relato de experiência
ou possibilidades de atuação dentro de sua disciplina de atuação considerando
as Situações de Aprendizagem previstas nos Documentos Oficiais do Estado de São
Paulo em uma perspectiva transversal,
inter, multi e transdisciplinar, como você abordaria este novo paradigma
vinculando sua disciplina ou área de atuação com a temática apresentada na
visita a COMAREI e Aterro Sanitário?
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